quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

uma curiosidade da aula...

Pondero reencarnar como macaco/a bonobo...
Porquê?

leiam completo ou apenas o que está abaixo:

(...) como diz o holandês Frans de Waal, "chimpanzés são de Marte e bonobos são de Vênus"(...)
bonobos são sensíveis e afetuosos; (...)Bonobos são da paz, (...)Na sociedade dos bonobos, a vida é centrada na fêmea, e os machos continuam ligados a suas mães a vida inteira. (...)
bonobos fazem sexo. O tempo inteiro e de todas as maneiras, diga-se de passagem. Sexo é parte essencial dos relacionamentos sociais entre os bonobos; ajuda a dar estabilidade ao grupo e aliviar as tensões. Antes de se alimentar, os bonobos transam. Quando não há espaço e eles ficam muito juntos, os bonobos transam. Antes de dormir, os bonobos transam. Eles fazem sexo macho com macho, fêmea com fêmea, macho com fêmea, macho com jovem, fêmea com jovem. Também se masturbam e beijam de língua.(...)
"Bonobos têm um erotismo criativo", diz Frans de Waal. "São os únicos animais que fazem preliminares."Essa natureza pacífica e sexual dos bonobos está no centro de uma querela filosófica: afinal, nós, humanos, somos bonobos ou chimpanzés? (...)
"Acredito que o homem herdou tendências positivas, de cooperação e socialização, que explicam por que temos moral", diz. "A moral humana não foi inventada há 2 mil anos, ela vem evoluindo, e os traços dela podem ser vistos em outros primatas." É justamente aí que entram os bonobos, animais primordialmente solidários. Descendemos de macacos "paz e amor", não de chimpanzés sanguinários, insiste Waal.(...)
"Os bonobos brigam às vezes, mas eles são tão eficientes em resolver seus conflitos com sexo que acabam tendo mais relações sexuais e menos violência que os chimpanzés",(...)Os bonobos "parecem com a gente em tudo", entusiasma-se o biólogo holandês. Um bonobo bebê faz muxoxo quando tem um pedido negado. No meio do ato sexual, as macacas bonobo dão gritinhos de prazer. (...) temos muito do bonobo, mas nos comportamos como chimpanzés. "No fundo, no fundo, somos uns bípedes bipolares."A natureza pacífica e sexual dos bonobos está no centro de uma querela filosófica: nós humanos somos bonobos ou chimpanzés? O inglês Richard Dawkins acredita que todos os animais são egoístas, incluindo o ser humano. Frans de Waal discorda SEX HOT "Eles têm um erotismo criativo. São os únicos animais que fazem preliminares" GENTE BOA "A moral humana não foi inventada há 2 mil anos. Há traços dela em outros primatas" CONCLUINDO "Humanos têm um pouco de bonobos e de chimpanzés. No fundo, somos bípedes bipolares"

4 comentários: