terça-feira, 9 de dezembro de 2008

_ _ _ _

vai uma pessoa googlar com a palavra AFONIA e a 1ª entrada diz isto:


Para tratar a rouquidão ou a afonia, (e também para melhorar a voz de quem canta) os tratamentos tradicionais, (com REMÉDIOS CASEIROS que são os mais eficientes), fazem-se com chá de perpétuas roxas ou com chá de casca de cebola. (oi? perpétuas roxas?)
Porém, o tratamento mais eficiente (e rápido) que conheço para a rouquidão e afonia (ou para “afinar a voz”) é o CIPRESTE. (LOL querem ver os milagres curativos das árvores de cemitério?) O seu efeito nota-se em pouco tempo, sobretudo na rouquidão ou afonia. (mesmo o meu caso!)
O Cipreste, também conhecido como acipreste, ciprés (castelhano) (inda por cima percebo-o lol), ou Cupresus Sempervirens, é muito comum e fácil de usar.
Os melhores efeitos conseguem-se com a essência (óleo essencial), mas a tintura também resulta muito bem

Como preparar uma tintura:
Colhem-se uns galhos de Cipreste, lavam-se, partem-se e colocam-se dentro dum frasco. Cobrem-se com álcool etílico ou com qualquer bebida muito alcoólica: aguardente, cachaça, rum, brandy, etc. (o pretexto que eu precisava pra andar a beber um dia inteiro LOL) A tintura está pronta para ser usada no dia seguinte. Guarda-se assim mesmo e dura anos.
Para a rouquidão ou afonia tomam-se 5 ou 6 gotas (SÓOOOOO??? lá se foi a teoria da bebedeira) desta tintura numa colher de sopa com água, sumo ou chá, quando necessário. Em pouco tempo, horas, no máximo, nota-se a diferença (uma grande diferença).
Pode-se repetir o tratamento duas ou três vezes ao dia (um shotzito?!).
Outros usos do Cipreste como remédio caseiro : (o que é que estas árvores estão a fazer nos cemitérios? tenho que plantar uma em casa)
Pelo seu conteúdo em taninos posssui propriedades astringentes, antidiarreicas, vasoconstrictoras, antihemorrágicas.
É tónico venoso, protector dos capilares (leucoantocianinas, catecol, taninos), antihemorroidal (leucoantocianinas, taninos catéquicos, tuyona).
O catecol confere-lhe acção antiinfecciosa das vías respiratorias, antipirética, antitussígena (ou antitíssica), antiespasmódica, inhibidora do parassimpático e certa actividade estrogénica.
Os rebentos tenros possuem 0,2% de essência rica en pineno, canfeno, terpineol e cedrol que lhe proporcionam acção antiespasmódica.
Usa-se en trastornos venosos como hemorroidas, varizes, metrorragias, menopausa, etc.
Também se utiliza com êxito em transtornos de próstata e em enuresis.

amanhã devia ir ao cemitério...

2 comentários:

  1. "amanhã devia ir ao cemitério", ahahah! Quanto ao tratamento, é do melhor...eu própria, que não estou rouca acho que tb o vou fazer, só para prevenir eventuais doenças, lol.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. lol

    espeeeera :P ... ontem tentei postar mas não consegui aceder...

    já vais ver :P

    beijinhos

    ResponderEliminar