quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O _ d i á l o g o _ q u e _ n ã o _ a c o n t e c e u, _ m a s _ p o d i a _ a c o n t e c e r

- Venúsia Maria, estás a gostar de trabalhar na escola?
- SIM, Estou =)!
- A sério? Então conta lá, como está a correr.
- Olha, mal cheguei, já tinha trabalho em atraso, mas como tinha que preparar aulas, testes diagnósticos e toda a panóplia que envolve pedir manuais, não tive tempo de me por a par de tudo. Entregaram-me as planificações anuais da minha antecessora e aquilo era cópia chapada de manuais, o que relegou todo o meu trabalho em atraso para segundo plano... Andei a fazer novas planificações, escolher livros de leitura e planificar mais aulas...
Quando achava que ia conseguir atualizar as grelhas de diagnóstico tive uma reunião e apareceu uma ata! Só pra mim!!! mas não foi só, acresceram mais três grelhas para por no meu stock de trabalho acumulado e em 3ª prioridade... Finalmente consegui fazer as cotações dos testes diagnóstico, mas as grelhas têm titulos desatualizados... Quer dizer, bem, vejamos... Os titulos de antes de 2001 são os correctos e que devo usar, enquanto o pessoal do min da educ não publíca as metas de aprendizagem das línguas estrangeiras e as competências foram revogadas...
Pronto, era quase só isto, se agora não tivessemos tido reuniões de avaliações intercalares, onde me apercebi que tinha que elaborar curriculos adaptados para os alunos com necessidds educativs especiais. Estaria tudo se não se estivessem a aproximar os testes de avaliação e com eles mais grelhas...
Vá, diz lá, eu pensava que era só dar aulas e fazer avaliações... Pois, não, isto tem muito mais, que se lhe diga... e claro, a maior parte do tempo trabalha-se à noite, em casa...
- ...


5 comentários:

  1. A ideia na opiniao publica é que os professores pouco ou nada fazem.....e quem te ler pareces um CEO de uma multinacional!!!!

    Escaravelho

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  2. Escaravelho, vim agora ao computador em timming lúdico, mas mal esta porra inicia só penso no que poderia estar a fazer e não estou, porque me permito à noite de quinta-feira tirar folga... sim, sexta, sábado e domingo são dedicados a fazer planificações de aulas, materiais, jogos de comunicação, e aquele trabalho em atraso...
    Mas dizia eu, que vim aqui em timmig lúdico, para te responder que a opinião pública deve ser a opinião de quem ganha o mesmo que eu e está em casa sem fazer nicles, com certeza...
    e claro, não falei aqui da indisciplina dos alunos em turmas gigantes onde estão integrados alunos com necessidadds educativs especiais, aos quais temos mesmo que prestar apoio individualizado... Um dia com tempo (LOL) falo disso.

    Beijoca e bem vindo aqui ao estaminé ;)

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  3. o problema é que a generalidade das pessoas se coloca num pedestal e olha as outras de cima para baixo. São os profs que não fazem nenhum, são os funcionários públicos que são todos uma merda, são os políticos que são uma cambada de corruptos, etc, etc...
    Outro problema ainda maior é não se olharem ao espelho e verem de que merda são eles feitos. (da mesma que todos os restantes merdas!)

    Beijo grande

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  4. Tu não te recordas mas há muitos anos existia um sistema dual de formação profissional igual ao que existe na Alemanha, na Dinamarca, na Finlandia. Chamavam-se então os cursos comerciais e industriais. Um modelo que tem tido um sucesso extraordinário nos países mais ricos do norte da Europa e que, meia dúzia de idiotas, resolveram, no pós 25 de Abril de 1974 abandonar. Nesses cursos, os alunos adquiriamm formação em regime de alternância: em contexto de trabalho nas empresas que participam no sistema e nas escolas. Então temos andado a "dormir" estes anos todos e a colocar os alunos nos secundários a encher escolas para no no fim a mais valia pouco mais ser que o zero. Bastava dar continuidade aos cursos industriais e comerciais que existiam antes do 25/4 e que eu e milhares de jovens frequentamos. No final tinha-mos o estágio na empresa e fortes possibilidades de emprego.

    Em vez de dar continuidade a estas escolas adaptando-as necessariamente aos novos tempos que vivemos, os "inteligentes" optaram por abandonar, desmantelar e, obviamente, estragaram tudo. Hoje os jovens têm vergonha de dizer que querem ter um curso de serralheiro, electricista, frezador, torneiro, soldador etc. Até as famílias têm vergonha que os seus filhos tenham um curso destes. Têm que ser doutores, mesmo desempregados. Mas acredito que no prazo máximo de dois anos, o numero de alunos por turma diminua substancialmente, e já liberte mais o professor para outros afazeres.

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  5. Errata: E que milhares de jovens frequentaram

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