quarta-feira, 21 de novembro de 2012

J á _ m a r c h a v a s ...

Ele apareceu na televisão...

Esperem, não era assim que devia ter começado o post!

Ele disse no facebook, que talvez aparecesse no programa Muda de Vida da RTP1, e eu, rapariga que já fala com ele há mais de 5 anos (nem parecia ter passado tanto tempo... :/), com algumas pausas (relacionamentos dele que eu decidi não importunar) dei por mim a ir pespegaitar-me em frente à tv. Para quem não sabe, pespegaitar é especar. Então, ali estou eu, colada à tv, a ver o pessoal da tropa em Vendas Novas (a terra da boa bifana) e pensava eu que aquilo era só bifanas... VENDAS NOVAS? MAS ELE ESTÁ EM... e é neste momento em que me dou conta que o rapaz já não vive coisa nenhuma no Porto, nem em Gaia! Está aqui, na planicie alentejana E NÃO ME DIZIA NADA!!! -.-'
Vi o programa todo, e no fim fui "dar o ar da minha graça no facebook", tive de o relembrar que eu afinal estou por estas bandas também, e foi assim que surgiu o convite para eu lá ir..
(QUÉ?? EU? DESLOCAR-ME PARA IR VER UM GAJO?
Claro! já lá estou...
Sim, sou das complicadinhas, gosto que ao menos que se dê ao trabalho de vir ter comigo)

mas não, não expus assim a coisa, perguntei:
- Mas há aí alguma coisa de jeito?
e com toda a dubiedade da questão, lá me respondeu:
- Pelo menos, eu estou cá...
e sim, isso é um bom motivo para eu lá ir, mas retorqui:
- Bem, no fim de semana vou estar em Évora.
talvez tenha entendido a dica e prontificou-se:
- Ah, então se quiseres eu posso ir ter a Évora...

troca de números, coisa e tal e pode ser que me anime um pouco neste fim se semana.
Claro, não sem sonhar, com os conteúdos dos testes que tenho para fazer...

Ai Silva! JÁ MARCHAVAS! LOL

domingo, 18 de novembro de 2012

É tão fácil falar do desconhecido...
A crise não é só da economia, é da sociedade! Continua-se a olhar demasiado, para o próprio umbigo e poucos são os que conhecem e aplicam o conceito de "empatia".

sábado, 17 de novembro de 2012

L a _ p r o f e s o r a

Tenho um amigo, que tem uma das profissões mais em voga dos últimos anos - formador. Actualmente, dá formação numa escola profissional a adultos e ao fim de semana, reunimos e desabafamos sobre os acontecimentos decorrentes das nossas aulas. Eu falo dos míudos 13-16 anos e ele fala dos adultos 40 - 60 anos...
pontos em comum: todos têm muito que falar; todos ignoram a utilidade do que estão a aprender; todos acham que mandam e têm mais razão que qualquer um; todos têm a mesma capacidade de intervir desadequadamente na aula... a lista podia continuar...
Hoje, em mais um café, chegámos a uma conclusão (foi mais uma constatação de factos que já conhecíamos teoricamente): como é que se pode esperar algo dos jovens, se os pais não conseguem fazer melhor do que os filhos?
Senão vejamos as reprimendas dele e as minhas: prestem atenção, porque isto sai no teste (fazem ouvidos moucos); vamos fazer um trabalho e um teste para terem mais hipóteses de avaliação (mais de metade não faz trabalho, como desculpa, diz que não entende); os testes são uma vergonha total e ambos respondemos às turmas: falem mais! quanto mais falarem melhores vão ser essas vergonhas! aulas dinâmicas? em 15 minutos são mandados calar 5 vezes... 

a minha drástica conclusão, é que um botão de choques eléctricos (de baixa intensidade, CLARO) devia ser instituído nas cadeiras... nem que fosse para os obrigar a fazer reset no assunto deles e olharem para a frente!

Antigamente, já era dificil persuadir um aluno a continuar os estudos, agora, à partida, mesmo que queira ir para a universidade não têm possibilidades económicas e com isso, um futuro ideal deixa de existir, remetem-se as possibilidades a uma profissão técnica.
Basicamente, vivemos de novo a era do só estuda quem pode...

Mas, estou a desviar-me do assunto, eu apresentei o meu amigo formador, porque ele recebeu, numa das suas aulas, uma comitiva política, onde se encontrava o ministro da educação, irromperam pela aula... Metade dos alunos (adultos) não se deu conta e continuou a pôr em dia a conversa, a outra metade chamou-os à atenção... Os senhores da comitiva não disseram grande coisa, disse-me ele... Eu, é que mal o ouvi fazer o relato da situação, perguntei: e tu não lhe mandaste o apagador acima?! depois vinhas no correio da manhã e passavas a ser o herói dos professores!!! 
e ele, respondeu com pena: bem, o apagador é daqueles leves, em espuma, não fazia mossa...
Com isto, só pensei: Chatisse, os meus são de madeira e ainda levavam efeitos especiais de giz!! :D

relato do fim de semana: ontem adiantei as aulas de segunda, sábado e domingo são dias de BUROCRACIAAAAA.
Já não sei, se gosto das semanas, ou dos fins de semana... :/


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

L i m i t e _ d a _ p a c i ê n c i a

Dado que eu estou FARTA, de hackers, spams ou a puta que os pariu, este blog vai voltar a ter comentários com verificação do código.


Quem gosta, gosta sempre!

Digo eu...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O _ d i á l o g o _ q u e _ n ã o _ a c o n t e c e u, _ m a s _ p o d i a _ a c o n t e c e r

- Venúsia Maria, estás a gostar de trabalhar na escola?
- SIM, Estou =)!
- A sério? Então conta lá, como está a correr.
- Olha, mal cheguei, já tinha trabalho em atraso, mas como tinha que preparar aulas, testes diagnósticos e toda a panóplia que envolve pedir manuais, não tive tempo de me por a par de tudo. Entregaram-me as planificações anuais da minha antecessora e aquilo era cópia chapada de manuais, o que relegou todo o meu trabalho em atraso para segundo plano... Andei a fazer novas planificações, escolher livros de leitura e planificar mais aulas...
Quando achava que ia conseguir atualizar as grelhas de diagnóstico tive uma reunião e apareceu uma ata! Só pra mim!!! mas não foi só, acresceram mais três grelhas para por no meu stock de trabalho acumulado e em 3ª prioridade... Finalmente consegui fazer as cotações dos testes diagnóstico, mas as grelhas têm titulos desatualizados... Quer dizer, bem, vejamos... Os titulos de antes de 2001 são os correctos e que devo usar, enquanto o pessoal do min da educ não publíca as metas de aprendizagem das línguas estrangeiras e as competências foram revogadas...
Pronto, era quase só isto, se agora não tivessemos tido reuniões de avaliações intercalares, onde me apercebi que tinha que elaborar curriculos adaptados para os alunos com necessidds educativs especiais. Estaria tudo se não se estivessem a aproximar os testes de avaliação e com eles mais grelhas...
Vá, diz lá, eu pensava que era só dar aulas e fazer avaliações... Pois, não, isto tem muito mais, que se lhe diga... e claro, a maior parte do tempo trabalha-se à noite, em casa...
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